PANORAMA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cacaueiro - Classificação Botânica



O cacaueiro é uma planta da família Sterculiaceae, gênero Theobroma. É uma planta originária do continente Sul Americano, provavelmente das bacias dos rios Amazonas e Orinoco, onde foi encontrado, em condições naturais, sob o dossel de grandes árvores da floresta tropical.



No início do século XVII, o cacau foi citado pela primeira vez na literatura botânica, por 
Charles de L’Écluse que o descreveu com o nome de Cacao fructus, porém, em 1737 foi classificado por Linneu como Theobroma fructus, para em 1753 ser modificado para Theobroma cacao, denominação que permanece atualmente.

Característica da Planta


O cacaueiro é uma planta que pode atingir 5 a 8m de altura e 4 a 6m de diâmetro da copa, 
quando proveniente de semente. Em conseqüência dos fatores ambientais que influenciam no crescimento estas dimensões podem ser ultrapassadas.

Quando o cultivo é feito a pleno sol, sua altura pode ser reduzida, entretanto pode alcançar
até 20m em condição de floresta, devido a competição por luz com outras espécies. O sistema radicular consta de uma raiz pivotante que tem o seu comprimento e forma variando de acordo com a estrutura, textura e consistência do solo. Em solos profundos com boa aeração constatou-se um crescimento da raiz pivotante de até 2m. As raízes secundárias estão localizadas em maior número na parte superior da pivotante e afastam-se desta de 5 a 6 metros.

Estas raízes são responsáveis pela nutrição da planta e geralmente encontram-se de 70 a 90% nos primeiros 30cm do solo. O caule é ereto, e com a idade aproximada de 2 anos, tem o crescimento da gema terminal detido a uma altura entre 1,0 e 1,5m, surgindo nessa ocasião a primeira ramificação ou coroa, composta de 3 a 5 ramos principais, os quais multiplicam-se em outros laterais e secundários.
Nos primeiros anos, o cacaueiro apresenta a casca do tronco lisa. Mais tarde, em decorrência do permanente desenvolvimento das almofadas florais, a mesma torna-se áspera e rugosa. As folhas, quando novas, apresentam uma gradação de tonalidades a depender de cultivar ou clone, do verde pálido mais ou menos rosado ao violeta, de acordo com a quantidade de pigmentos de antocianina presente.
Com o amadurecimento, as folhas perdem sua pigmentação, tornando-se de cor verde-pálidas, e por fim, verde-escuras, adquirindo rigidez. As folhas são oblongas, acuminadas e glabas com nervura central proeminente.

O cacaueiro é uma planta caulifloria, as flores surgem em almofadas florais no tronco ou nos ramos lenhosos, em uma gema desenvolvida no lugar da axila de uma antiga folha. As flores são hermafroditas e possuem a seguinte constituição: cinco sépalas, cinco pétalas, cinco estaminóides, cinco estames e um pistilo cujo ovário possui cinco lojas.

Na Região Amazônica o cacaueiro apresenta dois picos de floração: um menor que coincide com o início do período menos chuvoso e um principal que ocorre no final do período de estiagem e início do período chuvoso. Anualmente, um cacaueiro adulto pode produzir até mais de 100.000 flores, das quais menos de 5% são fertilizadas, sendo que apenas cerca de 0,1% se transformam em frutos. As flores não polinizadas caem no período de quarenta e oito horas.

Os botões florais, atingindo o máximo de desenvolvimento, iniciam a abertura à tarde com 
a separação das extremidades das sépalas, completando-se na manhã seguinte, nas primeiras horas. Quando as flores, depois de polinizadas, são realmente fertilizadas, permanecem fixadas no pedúnculo, desenvolvendo o ovário em futuro fruto. As flores do cacaueiro apresentam caracteres estruturais que limitam sua polinização quase que exclusivamente a insetos, apesar de hermafroditas e homógamas. Isto deve-se ao fato do estigma (feminino) encontrar-se envolvido por um círculo de estaminóides (masculino) e de suas anteras apresentarem envolvidas por formação recurvadas das pétalas, denominadas de cógula. 

Os principais agentes polinizadores do cacaueiro são constituídos por um pequeno grupo de insetos, da família Ceratopogonidae, gênero Forcipomya. A sincronização entre os períodos de floração intensa e o período de maior população de adultos Forcipomya é que permitirá o maior ou menor sucesso no processo reprodutivo do cacaueiro. Por esta razão não é recomendável realizar a aplicação de agrotóxicos, principalmente de inseticidas, evitando-se assim, prejudicar a polinização.
O fruto de cacau apresenta um pericarpo carnoso composto de três partes distintas: o epicarpo que é carnoso e espesso, cujo extrato epidérmico exterior pode estar pigmentado, o mesocarpo, que é delgado e duro, mais ou menos lignificado, e o endocarpo, que é carnoso, mais ou menos espesso. O fruto está sustentado por pedúnculo lenhoso, proveniente do engrossamento do pedicelo 
da flor. Normalmente, os frutos quando jovens apresentam coloração verde, e amarela quando maduros. Outros são de cor roxa (vermelho-vinho) na fase de desenvolvimento e alaranjado no período de maturação.

O período compreendido entre a polinização e o amadurecimento do fruto varia de 140 a 
205 dias, com uma média de 167 dias. O índice de frutos (nº de frutos necessários para obter 1 kg de cacau comercial) é em geral, de 15 a 31 frutos.

A semente de cacau tem a forma que varia de elipsóide a ovóide, com 2 a 3cm de comprim9ento é recoberta por uma polpa mucilaginosa de coloração branca, de sabor açucarado e ácido. O embrião é formado por dois cotilédones, cujas cores podem variar do branco ao violeta. 

As sementes do cacaueiro são muito sensíveis às mudanças de temperatura e morrem em pouco tempo, quando sofrem desidratação. A semente é o principal produto comercializado, após fermentação e secagem, para fabricação de chocolate, nas diversas formas. Das sementes extrai-se também a manteiga, muito utilizada na indústria farmacológica e na fabricação de cosméticos. A polpa que envolve as sementes é rica em açúcares, sendo utilizada na fabricação de geléia, vinho, liquor, vinagre e suco.

Com relação ao ciclo de vida, o cacaueiro apresenta características de perenidade, cujo o 
ciclo pode ultrapassar a cem anos, ainda apresentando desenvolvimento vegetativo com potenciais para boa produtividade.Na Região Amazônica, em condições naturais, na floresta, existem áreas, principalmente as de várzea, em que os agricultores que cuidam da lavoura cacaueira já estão na 3ª geração da família.

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Gostaria do preço da saca do cacau,para exportação,
    contato: Vidigal(041) 98525-1139

    ResponderExcluir