PANORAMA

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Curiosidades do Chocolate


O chocolate dá força: Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.

O Chocolate não acaba com a pele:O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito. segundo os últimos estudos o cacau tem ação antioxidante bastante considerável e a pressão sanguínea pode diminuir com o consumo de chocolate.

Atenção: Trata-se do chocolate amargo, pois a adição de leite gorduroso, ou o consumo de chocolate ao leite anulam esses efeitos benéficos.


Chocolate versus Cachorros: O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contêm um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do cão. 

Chocolate Previne o Envelhecimento: a massa de Cacau tem grande pode antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro. As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.


O chocolate pode viciar pois possui três componentes que ajudam: cafeína, Teobromina e Feniletilamina. Obviamente que para ser considerado um vício, o usuário deve ter crises de abstinência quando fica sem comê-lo ou só se sente bem quando devora uma barra.

Chocolate dá felicidade: O Chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados.Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até o stress da TPM. Além de ser altamente energético, o chocolate ontém uma substância, chamada feniletinamina, que é capaz de diminuir o cansaço e aumentar o desejo sexual. Ele, é, portanto, um ótimo afrodisíaco. Só há dois problemas: o efeito só é possível com chocolate líquido e excesso de feniletinamina pode provocar dor de cabeça.

Haja Chocolate! A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento. Arte e chocolate estão ligados.


Chocolate não engorda O Chocolate puro tem pouca gordura e, grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo.

Devorando Chocolate: As pesquisas de consumo indivídual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.

A Academy of Chocolate, instituição fundada em Londres em 2005, premiou, pelo quarto ano consecutivo uma marca italiana chamada Amadei, como melhor chocolate do mundo, em especial pelo seu Amadei no. 9. Entretanto o fabricante da Toscana dividiu o primeiro prêmio com o novato Amano, de Utah nos Estados Unidos.


O chocolate mais caro do mundo é o Madeline au Truffe, fabricado pelo exclusivíssimo chocolateiro dinamarquês Fritz Knipschildt. Recheado com uma raríssima trufa perigord, o chocolate em volta é composto de 70% de cacau Valrhona, misturado num ganache com óleo de trufa, baunilha e açúcar. Além disso, cada bombom é enrolado à mão e polvilhado com pó de cacau. Para se deliciar com a iguaria, paga-se 170 euros (R$ 440 na cotação atual) a unidade de 40g. O Ovo de chocolate mais caro do mundo (foto abaixo à esquerda) foi comprado por Cyrus Vandrevala e desenhado um chocolateiro britânico chamado William Curley, que com a ajuda de mais 7 profissionais, levou 3 dias para ficar pronto. O ovo pesava aproximadamente 50 quilos e custou R$ 21 mil.

A lenda diz que o imperador Montezuma não dispensava uma xícara da bebida antes de visitar seu harém. Obviamente que o chocolate afeta a química corporal. Seu sabor doce e a gordura aumentam a produção de serotonina, dando uma sensação de satisfação e bem-estar, além de ser energético. O consumo exagerado de chocolate porém, faz com que a serotonina seja convertida em melatonina, que reduz a libido.


O chocolate ao leite, que como o nome diz, leva leite na sua composição e deve ter, pelos padrões suíços, 25% de cacau; o chocolate branco feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, além de alguns casos baunilha e o chocolate amargo que não leva leite e deve conter no mínimo 35% de cacau (aqui no Brasil o meio amargo leva essa porcentagem e o amargo tem 50% de cacau). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário